segunda-feira, 14 de maio de 2012

Olhando por onde ando!

Um dia, fotografando casas em Pelotas, deparei-me com uma bela calçada de ladrilhos hidráulicos, resolvi fotografá-la e gostei do resultado.


A partir daí comecei a cuidar onde pisava, estas fotos foram feitas há aproximadamente um ano, em Pelotas, onde começou a série, Bagé e Porto Alegre. Sem nenhuma dúvida, as melhores contribuições são as de Pelotas, cidade com cultura preservacionista do Patrimônio Histórico, com belíssimas construções, verdadeiros palacetes da fase de ouro das charqueadas    com suas calçadas de lindos ladrilhos, verdadeiras obras de arte.

Não me prendo somente aos ladrilhos hidráulicos, certamente os mais lindos, mas a qualquer tipo de piso, buscando imagens, combinações e texturas.

Aí vai uma pequena amostra dessas fotos, não atentem a técnica da fotografia, pois não sou profissional, mas vejam a beleza de algumas das nossas calçadas, pisos e paredes.






Se você tiver fotos de ladrilhos que julgue interessante publicar, se quiser, entre em contato, teremos o máximo prazer em publicá-las.






As calçadas refletem o cuidado de uma época, retratam a preocupação dos moradores com os mínimos detalhes de suas residências, uma espécie de cartão de visita. O requinte das calçadas deixavam antever e imaginar como seriam as casas por dentro.







Um dia fotografando, lá em Pelotas, uma senhora que passava apressada, parou e retornou até mim, perguntou-me o que  eu estava fazendo, já que eu olhava para o chão. Quando expliquei ela tirou uma máquina digital da bolsa e mostrou-me alguma de suas fotos, ela também fazia este tipo de coleção, aproveitei para pegar com ela a localização de algumas dessas calçadas que estão aí na minha postagem.








Pretendo retomar estas fotos, pois temos imagens muito interessantes sob nossos pés e na maioria das vezes não percebemos, apressados que andamos.









Diante da dificuldade, pelos altos custos, de produzir calçadas com esta riqueza toda é que devemos, na verdade temos a obrigação de preservar o patrimônio que nos foi legado. 

















5 comentários:

  1. Adorei esse registro fotográfico, bela iniciativa, afinal ladrilhos são obras de arte tão pouco preservadas!!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei do registro!! Tua sensibilidade é fantástica! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Cris e Martha, vocês só me dão força para continuar postando e pesquisando coisas que julgo interessantes de serem postadas. Apareçam sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduardo, sou acadêmica de Design do IF e estou trabalhando com formas geométricas dos ladrilhos. Adorei uma foto que tiraste, porém existe vários modelos parecidos de um ladrilho que tu postou, mas não sei onde fica. é a 19ª imagem. Existe um parecidos em frente ao Teatro 7 de Abril e na praça, mas não é o mesmo. gostaria de saber onde fica esse. te lembras? Ah, Parabéns pelos registros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei responder, mas foi em Pelotas, disso tenho certeza, embora nem todas as fotos tenham sido feitas lá. Se lembrar colocarei a resposta aqui para você. Grato e boa sorte em seu trabalho.

      Excluir