Angélica de Moraes, crítica de arte, curadora e jornalista cultural, bajeense radicada em São Paulo é a autora desta obra sobre Alex Flemming
ALEX FLEMMING
Alex Flemming (São Paulo SP 1954).
Pintor, escultor e gravador. Freqüenta o curso livre de cinema na Fundação
Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, entre 1972 e 1974. Cursa serigrafia com Regina Silveira (1939) e Julio Plaza (1938-2003),
e gravura em metal com
Romildo Paiva (1938), em 1979 e 1980. Na década de 1970, realiza filmes de
curtas-metragens e participa de festivais. Em 1981, viaja para Nova York, onde
permanece por dois anos e desenvolve projeto no Pratt Institute, com bolsa de
estudos da Fulbright Foundation. A partir dos anos 1990, realiza intervenções
em espaços expositivos e pinturas de caráter autobiográfico. Passa também a
recolher móveis como cadeiras e poltronas, para utilizar em seus
trabalhos, aplicando sobre eles tintas e letras ou textos. É professor da
Kunstakademie de Oslo, na Noruega, entre 1993 e 1994. Reside na Alemanha a
partir de 1995, e continua expondo freqüentemente no Brasil. Em 1998, realiza
painéis em vidro para a Estação Sumaré do Metrô de São Paulo, com fotos de
pessoas comuns, às quais sobrepõe com letras coloridas trechos de poemas
de autores brasileiros. A representação do corpo humano e os mapas de regiões
em conflito estão na série Body Builders (2001-2002). Em 2002, são
publicados os livros Alex Flemming, pela Edusp,
organizado por Ana Mae Barbosa, com textos de diversos especialistas em
artes visuais, e Alex Flemming, uma Poética..., de Katia Canton, pela editora
Metalivros, e, em 2005, o livro Alex Flemming - Arte e História,
de Roseli Ventrella e Valéria de Souza, pela Editora Moderna.
Alex Flemming explora diversas técnicas em sua obra, como
fotografia, pintura, serigrafia e gravura, criando imagens impactantes, como os
trabalhos expostos na estação Sumaré do metrô de São Paulo.
O livro apresenta um ensaio da crítica de arte Angélica
de Moraes sobre a importância da técnica fotográfica na trajetória do artista
brasileiro. O texto destaca algumas influências na formação de Flemming: a
experiência com o grafite, o aprendizado com a artista Regina Silveira e o
fotógrafo Cristiano Mascaro.
A monografia traz também uma entrevista exclusiva do
artista à autora, uma cronologia e reproduções de dezenas de obras,
documentando diferentes séries e períodos de sua carreira. A edição é
complementada com fac-símiles de páginas das agendas de Flemming, nas quais ele
registra eventos cotidianos, idéias e referências utilizadas em seu processo
criativo.
Brochura
com sobrecapa plástica
208
páginas;
160 x 220
mm
0,5800 kg
0,5800 kg
ISBN
978-85-405-0184-3
Nenhum comentário:
Postar um comentário