terça-feira, 10 de abril de 2012

Bagé em ebulição cultural I

          Dentro das festividades de comemoração dos 91 anos do nosso IMBA (Instituo Municipal de Belas Artes), ocorrerá hoje a partir das 20 h, no salão Carlos Gomes, o recital do Pianista gaúcho e ex-aluno do próprio IMBA, Marcelo Cazarré.
          Assim como comemoramos o bicentenário de nossa Rainha da Fronteira, também o programa a ser apresentado por Marcelo, é uma homenagem ao bicentenário do nascimento de Franz Liszt, assim como já o fez em novembro do ano passado no Studio Clio em Porto Alegre.
          O pianista Marcelo Cazarré apresenta um programa dedicado às obras de conteúdo extra-musical do compositor. Lendas como as de Fausto, Mefistófeles e Margarida serviram-lhe de inspiração para a Sonata em Si menor, assim como texto de Nicolas Sannoucourt influenciou La valleé d’Oberman. Um poema de Victor Hugo que descrevia o inferno da Divina Comédia de Dante surgiu ainda como ponto de partida para Après une Lecture Du Dante (Sonata Dante).

          Currículo - Cazarré iniciou os estudos no Imba, onde cursou piano, flauta-doce, teoria e solfejo. Em 1995, graduou-se Bacharelado em Música – Piano, pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 1998, obteve o grau de Mestre em Práticas Interpretativas – Piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde também obteve o título de doutor.
          Foi vencedor de diversos prêmios entre os concursos que participou, como Sebastian Benda, em 1989 e 1993 e Amadeus, em 1991. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Pelotas, onde ministra as classes de Percepção Musical e Piano.

          ENTRADA FRANCA

Marcelo Cazarré passa instruções a alunos do IMBA - Foto de FRANCISCO DE ASSIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário